Visitação à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE –S1
1. Introdução
O projeto visa, mediante agendamento prévio com a Equipe de Educação Ambiental – SAAE, no contato com visitantes da rede de ensino municipal, estadual e particular, universidades, empresas, clubes, associações e entidades, fornecer informações, no decorrer da visita a Estação – ETE-S1, sobre o processo utilizado para afastamento e tratamento do esgoto efetuado pelo SAAE, observando os principais processos operacionais desde a chegada do esgoto a estação até a disposição dos efluentes tratados de volta ao rio, bem como, noções de meio ambiente, situação e uso racional dos recursos hídricos.
2. Objetivos
-
Propiciar conhecimento do processo de tratamento recebido pelo esgoto gerado na cidade de Sorocaba;
-
Levá-los a refletir a respeito da situação ambiental, em particular dos recursos hídricos, necessidade do uso racional destes recursos e a importância do tratamento dos efluentes para sua preservação;
-
Incentivar reflexões sobre as práticas diárias individuais, familiares e comunitárias frente às questões ambientais;
-
Informar a respeito do trabalho do SAAE no processo de afastamento e tratamento do esgoto, bem como suas implicações na área da saúde, meio ambiente e qualidade de vida da população.
3. Justificativa
A água é um recurso indispensável à vida no planeta. Entretanto, este recurso precioso corre sérios riscos frente ao aumento populacional e uso indiscriminado. Dentre as várias agressões sofridas pelos recursos hídricos, o lixo e o esgoto produzidos pelas cidades estão entre as causas mais importantes. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) quase 80% das doenças dos países em desenvolvimento são provenientes de água contaminada. Outro dado, é que a cada dólar gasto em saneamento (esgoto coletado e tratado, água tratada) são economizados de 4 a 5 dólares nos dez anos seguintes em saúde pública.
No Brasil, segundo dados do IBGE, cerca de 47,8% dos municípios brasileiros não tem nenhum tipo de serviço de esgotamento sanitário, dessa forma o país convive com doenças do séc. XIX como, febre amarela e dengue. Em alguns estados e regiões onde o esgoto corre a céu aberto, a diarreia infesta 99% das crianças, chegando até a ocasionar morte. Também é constatado que no país 70% dos leitos hospitalares são ocupados por pessoas que adquiriram doenças a partir do contato com água poluída.
A cidade de Sorocaba integra o Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, que engloba 34 municípios da região. A cidade de Sorocaba trata, até o momento, mais de 90% do esgoto através de suas Estações de Tratamento de Esgoto. O esgoto tratado é devolvido ao Rio Sorocaba, após a eliminação de 95% dos resíduos orgânicos contribuindo para a recuperação das águas deste que, num futuro próximo, poderá ser utilizado no abastecimento de água da cidade.
No decorrer da visita, acompanhada por monitores capacitados a orientar a observação do processo de tratamento do esgoto, os visitantes serão incentivados a desenvolver uma visão crítica da questão ambiental e entender-se como agente ativo das soluções necessárias para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
4. Público Alvo
Por motivo de segurança interna da unidade, somente serão agendadas visitas a grupos cujos integrantes tenham idade igual ou superior a 10 anos e estar acompanhados de seus professores ou monitores.
5. Conteúdos programáticos:
-
Apresentação dos monitores (as);
-
Apresentação do SAAE e breve história da autarquia;
-
Vídeo institucional do SAAE:
-
Visita à Estação de Tratamento de Esgoto;
-
Bate-papo com os alunos a respeito do que foi abordado;
-
Avaliação.
6. Carga Horária
-
Aproximadamente 1 hora e meia ~ 2 horas.
7. Recursos/materiais
-
Data-show;
-
Notebook;
-
Kit professor;
-
Vídeo Institucional e/ou vídeos educacionais”;
8. Avaliação
A avaliação será contínua, no decorrer de todo o processo de interação entre monitores(as) e visitantes, através de rodas de conversa, de reflexão e conscientização, de acordo com a faixa etária de cada grupo.
9. Agendamento da visita
Agende sua visita através do email edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br, ou pelo telefone (15) 98158-0697 – A/c de Gláucia Cristini (coordenadora da equipe).
10. Galeria de Fotos