Veja as medidas adotadas pelo SAAE para o atendimento na Fase Vermelha.
terça-feira, 9 de março de 2021

Para colaborar no combate ao avanço da COVID-19, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) orienta a população sobre o uso dos canais digitais, bem como a agência virtual disponível através do site www.saaesorocaba.com.br.
A iniciativa tem como objetivo oferecer maior comodidade e agilidade nos serviços prestados à população, evitando a necessidade de deslocamento e comparecimento presencial, principalmente neste momento, devido à pandemia da COVID-19.
Atualmente, os serviços que podem ser solicitados remotamente são: atualização cadastral; revisão de consumo por vazamento sanado; novas ligações de água e esgoto; emissão de segunda via das contas de água e esgoto; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; corte e retirada de hidrômetro; corte a pedido e consultas a pagamentos.
O Saae, além dos serviços on-line oferecidos pela sua agência virtual, oferece ainda como canais de comunicação diretos de atendimento ao munícipe o e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br, os Whatsapps (15) 98158-0442 (pedidos de religação de água) (15) 99850-3936 (para informar sobre falta de água, vazamentos de água e esgoto, limpeza de bocas de lobo e troca de registro), bem como os telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224 5800.
Atendimento Presencial em casos específicos
Cumprindo o disposto no Processo 8.579/2020 e na Portaria 22.976, assinado pelo prefeito Rodrigo Manga e publicada na edição da última sexta-feira (05) do jornal Município de Sorocaba, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba continuará atendendo presencialmente somente serviços que não estão disponíveis na agência virtual www.saaesorocaba.com.br, a partir desta terça-feira (09), das 8h às 16h, em sua sede administrativa, localizada na avenida Pereira da Silva, 1.285, no Jardim Santa Rosália.
Para que o atendimento presencial fosse possível, a autarquia reforça que mantém uma série de medidas relacionadas às orientações das autoridades de saúde, como forma de prevenção e combate à Covid-19, tanto no que diz respeito à higienização como as de caráter de distanciamento social.
Desta forma, mantém a distribuição de senhas e controle de acesso, com aferição de temperatura, na porta de entrada de unidade de atendimento, para que somente permaneça na sala de espera o número de pessoas que corresponda às cadeiras disponíveis, que por sua vez estão com assentos disponíveis de forma intercalada, para que seja observada a distância segura entre uma pessoa e outra.
No que diz respeito à higienização, a autarquia colocou à disposição dos munícipes recipientes com álcool em gel e com papel toalha. Por sua vez, os funcionários que realizarão o atendimento utilizarão máscaras e protetores faciais e também terão álcool em gel à disposição.
Ainda como medidas de segurança e proteção, é obrigatório o uso de máscara de proteção facial aos munícipes que se dirigem aos locais de atendimento, bem como não será permitida a entrada com acompanhantes, exceto nos casos de idosos e pai ou mãe com criança.
Número do CPF
Também como medida para evitar aglomerações de pessoas, a autarquia vai realizar o atendimento presencial ao público obedecendo a numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF), na seguinte forma: segunda-feira – portadores de CPF com dígitos finais 1 e 2; terça-feira – portadores de CPF com dígitos finais 3 e 4; quarta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 5 e 6; quinta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 7 e 8; sexta-feira – portadores de CPF com dígitos finais 9 e 0.
Casas do Cidadão
Os postos de atendimento da autarquia instalados nas Casas do Cidadão também estão atendendo ao público de forma presencial. Na unidade instalada no Paço Municipal o atendimento ocorre das 8h30 às 16h30, enquanto que as Casas do Cidadão do Jardim Ipiranga, Éden, Itavuvu e Vila Hortência funcionam das 8h às 16h e na unidade de Brigadeiro Tobias das 9h às 15h.
Como forma de evitar aglomeração de pessoas, para o combate ao coronavírus, o atendimento ao público nas Casas do Cidadão também obedece ao critério do último dígito do número do CPF dos munícipes.