Tratamento de esgoto – rede de recalque com corrosão foi substituída

terça-feira, 3 de março de 2020


Em intervenção que teve início no final de semana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu na manhã desta terça-feira (03) a substituição de uma rede de recalque integrante do sistema de tratamento de esgoto da cidade, que apresentou corrosão devido à ação do esgoto em seu interior .

A substituição ocorreu depois de ter sido detectado um vazamento nas proximidades da margem esquerda do rio Sorocaba, na altura do Centro Esportivo “André Matiello”, no bairro de Pinheiros.

Essa rede de recalque pertence à Estação Elevatória de Esgoto EEE 5, de um total de 12 instaladas ao longo da avenida Dom Aguirre, responsáveis pelo bombeamento do efluente coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto ETE S-1, que trata 44% de todo o esgoto gerado na cidade.

O trabalho da autarquia, que começou no domingo (01) pela manhã, foi considerado complexo, pois no local existem dois dutos da GasNatural, que acompanhou a intervenção para que acidentes fossem evitados.

No total, foram substituídos 42 metros da rede de recalque que apresentou corrosão, com a utilização de sete barras de 6 metros cada, em ferro fundido, de 400 milímetros de diâmetro, permitindo que logo em seguida a estação de bombeamento retornasse as duas operações.