Saae-Sorocaba soluciona problemas de década na região de Aparecidinha
quarta-feira, 9 de maio de 2018
O Saae-Sorocaba resolveu os problemas de drenagem e esgoto que existiam há aproximadamente dez anos, no Jardim Josane, na região de Aparecidinha. Após queixas dos moradores sobre mau cheiro, a autarquia identificou que algumas bocas de lobo estavam interligadas com o esgoto e outras sequer possuíam vazão para o sistema drenagem: estavam inutilizadas. A situação atingia as ruas Luiz Almeida Marins, Olga Charles Arruda, Benjamin Pinto e Luiz Petrungaro.
A solução foi providenciada pelos profissionais do Departamento de Drenagem do Saae-Sorocaba, com a instalação de 120 metros de rede, direcionando a água pluvial captada pelas bocas de lobo para o local adequado, um córrego no bairro. “Agora o funcionamento das bocas de lobo é eficaz, solucionamos esses problemas, o que inclusive preserva a vida útil do pavimento das ruas”, declara o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.
Durante os trabalhos foi verificado que um total 14 bocas de lobo estavam interligadas ao emissário de esgoto, por isso havia o mau cheiro. E outras oito bocas de lobo desativadas foram ligadas à rede de drenagem. As incorreções nas ligações foram executadas no passado, por empreendedores privados.
Todo esgoto coletado na região é tratado
O Departamento de Esgoto do Saae-Sorocaba também fez levantamentos na região e averiguou que todas as redes que coletam o esgoto gerado pela população nos imóveis encontram-se interligadas no emissário, e em perfeito funcionamento.
O diretor operacional de Esgoto, Rodolfo Barboza, explica que uma vez no emissário, o efluente chega à Estação de Tratamento de Esgoto de Aparecidinha e retorna à natureza com a carga orgânica em conformidade com a legislação, ou seja, sem prejuízos ao meio ambiente.
Leandro Nogueira
Assessor de imprensa
(15) 9-8158-0311
Crédito das fotos – Juliana Hernandes
Tags:recursoshidricos