Saae-Sorocaba realiza palestra preventiva para servidores sobre assédio no trabalho
segunda-feira, 4 de março de 2024
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realizou, nesta segunda-feira (4), uma palestra preventiva direcionada aos funcionários, abordando o tema “Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho”. Cerca de 80 servidores, das diretorias Administrativo-Financeira, Compras e Suprimentos, Engenharia, Empreendimentos e Projetos, Operacionais de Água, Esgoto e de Infraestrutura e Logística, participaram do evento, dividido em duas turmas.
A atividade é uma iniciativa do Departamento de Recursos Humanos do Saae-Sorocaba e contou com a colaboração da convidada, a advogada Renata Macedo Rangel, especialista em Direito do Trabalho, e da psicóloga Camila Soares, da autarquia, com o intuito de conscientizar todos sobre a importância da ética no combate e prevenção do assédio moral e sexual no ambiente laboral.
A atividade é uma iniciativa do Departamento de Recursos Humanos do Saae e contou com a colaboração da advogada Renata Macedo Rangel, especialista em Direito do Trabalho, e da psicóloga Camila Soares (Saae), com o intuito de conscientizar todos sobre a importância da ética no combate e prevenção do assédio moral e sexual no ambiente laboral.
Além de conceituar e classificar os tipos de assédio moral e sexual, a palestra destacou comportamentos que devem ser rechaçados pela empresa, a fim de garantir ambiente seguro e saudável, bem como as consequências na esfera civil, trabalhista e penal.
Uma recente portaria do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP 4.219, de 20/12/2022) trouxe novas obrigações – que entraram em vigor no mês de março de 2023 – para empresas com mais de 20 empregados, a respeito da prevenção e do combate ao assédio no ambiente de trabalho.
O tema fez parte das ações da última Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), ocorrida em outubro do ano passado, e o Saae-Sorocaba, tem reforçado e trazido discussões e palestras para auxiliar os servidores a estarem bem alicerçados, prezando pela saúde mental e emocional, tornando todos aptos a executarem suas tarefas com segurança e bem-estar, a fim de seguirem atendendo, com excelência, a população. Inclusive, a autarquia dispõe de um canal direto para denúncias, por meio do seu site.