Saae-Sorocaba inicia recuperação de margens de córrego na Vila Barão
sexta-feira, 19 de abril de 2024
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba iniciou, nesta sexta-feira (19), os serviços de manutenção e recuperação das margens do córrego que percorre a Vila Barão, no trecho onde está localizada a Comunidade Canta Sapo.
As intervenções ocorrerão em um trecho de aproximadamente 480 metros de extensão, entre a Avenida Adão Pereira de Camargo e a Rua Monsenhor Benedito Mário Calazans. Elas devem ser concluídas em até 90 dias.
Além de desassoreamento, roçagem e recomposição das margens, será providenciada a substituição de duas passarelas de madeira no local. Elas serão reconstruídas com a utilização de quatro aduelas de concreto armado, medindo 2,5 metros de altura, por 2,5 de largura e um metro de espessura. Ou seja, cada passarela terá dois metros de largura e cerca de cinco metros de comprimento.
O serviço de manutenção dos córregos é executado pelo Saae-Sorocaba, de forma permanente e conforme cronograma, em todas as regiões da cidade, ou conforme houver necessidade emergencial.
Desde 2021, os trabalhos de estabilização de taludes nesse córrego têm sido frequentes, incluindo a limpeza e a retirada de entulho, lodo e outros descartes existentes no local.
De lá para cá, também já houve a colocação de 1.400 metros quadrados de grama no talude do córrego, além de 12 metros de gradil em uma das travessias de pedestres, próximo à Avenida Adão Pereira de Camargo, mais a manutenção das ruas de terra nas imediações, para facilitar a mobilidade.