Saae-Sorocaba constrói a penúltima galeria de grande porte no RDC Água Vermelha
terça-feira, 24 de abril de 2018
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae-Sorocaba) iniciou a instalação da sexta e penúltima galeria de aduelas, que nada mais é do que uma rede de drenagem de grande porte para dar vazão às águas das chuvas e acabar com os riscos de novas inundações na região da segunda bacia do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego da Água Vermelha. Quando a obra estiver concluída, a sexta rede de aduelas será a responsável para escoar toda a água pluvial da rua Visconde de Cairu para a segunda bacia do RDC.
Na última sexta-feira (20) foi construído um trecho de 20 metros da galeria de drenagem de grande porte. Esse trabalho seguirá sendo realizado até a completa substituição da extensão de tubos antigos e mais estreitos, a partir da rua que fica nos fundos da Escola Técnica Fernando Prestes. “As obras avançam com os nossos profissionais da equipe do Saae-Sorocaba”, anuncia o prefeito José Crespo.
O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, lembra que além de resolver as enchentes na região a entorno da segunda bacia será transformada em uma área de convivência e prática de atividades físicas. O diretor-operacional de Esgoto do Saae-Sorocaba, Rodolfo Barboza, explica que a rede de drenagem instalada nesta sexta-feira tem dimensões de quatro metros de largura por dois metros de altura. Ela foi montada com aduelas em concreto armado.
A segunda bacia de contenção terá uma área de 29,9 mil metros quadrados, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairu, nas proximidades da Escola Técnica Estadual Fernando Prestes, e terá capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água.
Crédito das fotos: Juliana Felício / Assessoria de Imprensa do Saae-Sorocaba