Saae-Sorocaba conhece sistema inovador de biogás gerado no tratamento de esgoto para abastecimento de combustíveis
sexta-feira, 21 de junho de 2024
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba conheceu, na última quarta-feira (19), o sistema inovador de biogás gerado do tratamento de esgoto e utilizado para abastecimento de frota de veículos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) de Franca. Na ocasião também foram discutidas práticas transformadoras de sustentabilidade e eficiência com reaproveitamento de recursos gerados no tratamento de esgoto e no controle de perdas.
A visita foi realizada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Franca e os visitantes puderam conhecer a tecnologia de beneficiamento de biogás, que produz biometano para uso como combustível veicular a partir dos gases gerados na operação da ETE. Na Sabesp, o projeto é exclusivamente desenvolvido em Franca, implantado em abril de 2018 após investimentos de R$ 7,5 milhões, decorrente de parceria da Companhia com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha. Atualmente, 40 carros da concessionária são adaptados para abastecimento com biometano. Em seis anos, estima-se, a empresa economizou mais R$ 500 mil com combustível.
O superintendente da unidade de Franca, Gilson Santos de Mendonça, recepcionou os engenheiros Claudio Roberto Baudenbacher, Eduardo Mendonça de Ciqueira e Francisco Manoel Morás, membros da Comissão de Eficiência Energética do Saae-Sorocaba. Luciano Reami, gerente de divisão de Operação de Esgoto da Sabesp de Franca; Luiza Peixoto, encarregada de esgoto, e a engenheira civil Maria de Fátima Brito Ferreira, gestora de perdas da unidade, também acompanharam o encontro.
Além do biogás, os representantes da autarquia também conheceram a tecnologia de pesquisa de vazamentos não visíveis realizada com uso de inteligência artificial e da turbina de controle de pressão. Este equipamento é um projeto piloto em Franca, instalado no Parque das Esmeraldas desde 2019 e já apresenta resultados positivos. Permite reduzir perdas de água e funciona como uma mini hidrelétrica, com geração de energia para autoconsumo.
A Comissão de Eficiência Energética do Saae-Sorocaba entregará um relatório sobre todos equipamentos apresentados em Franca para a direção da autarquia verificar e prosseguir sobre os próximos passos para desenvolvimento dos projetos de acordo com as necessidades de Sorocaba, além de buscar parcerias para concretização.