Saae-Sorocaba conhece método de operação de Itupararanga para o verão

sexta-feira, 3 de agosto de 2018


Um grupo de diretores e profissionais do Saae-Sorocaba conheceu o método de operação da represa de Itupararanga, apresentado pela Votorantim Energia, durante visita às instalações da Usina Hidrelétrica, em Votorantim, na terça-feira (31). “Foi mais uma participação da nossa autarquia, sempre interessada em todos os detalhes da represa e da água que serve a nossa população”, declarou o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Durante a visita, a gerência da Votorantim Energia expôs as ações que preparam a usina e o reservatório de Itupararanga para chegada do verão. A explanação foi feita para órgãos públicos, instituições de ensino, de pesquisa e sociedade civil organizada. “Chamou a atenção a clareza com que todas as informações nos foram explicadas, o que eleva a nossa confiança nos dados cotidianos que a Votorantim Energia nos transmite”, declarou o diretor de Produção do Saae-Sorocaba, Reginald Schiavi.

O roteiro iniciou com visita na casa de máquinas, mostrando toda estrutura da usina onde é gerada a energia. Logo após, pela primeira vez, a comunidade conheceu de perto do Centro de Operação da Geração (COG), que além de controlar e monitorar a UHE Itupararanga, coordena as operações de um total de 17 usinas e dois parques eólicos das empresas da Votorantim Energia nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Piauí.

O formato foi pensado para que o público pudesse ter uma experiência de imersão nas ações que preparam a usina e o reservatório para chegada do verão. O evento também desmistificou questões relacionadas ao reservatório, que opera atualmente em 41,8% do seu volume total de água. Ele fornece a água que abastece mais de 80% do município de Sorocaba e tem em sua estratégia a função de amortecer as cheias em períodos chuvosos, como o verão.

Um dos pontos reforçados foi o fato de que o reservatório não possui comportas, embora essa informação seja constantemente divulgada e cause dúvidas na população. “O controle do nível da água de uma represa é feito por meio dos vertedouros, que funcionam como o ‘ladrão’ das caixas d´água. Essas estruturas permitem o escoamento do excesso de água em períodos de cheias, mantendo o nível da represa e garantindo a segurança da barragem”, conta o gerente de Operação da Votorantim Energia, Jorge Lopez.

As condições físicas da barragem também foram abordadas. A Votorantim Energia segue rigorosamente e a legislação vigente com relação à segurança de sua barragem, e possui uma equipe interna para fiscalizá-la e monitorá-la constantemente.


Assessoria de imprensa do Saae-Sorocaba
Assessoria de imprensa da Votorantim Energia