Saae-Sorocaba conclui conserto da adutora antes do previsto

sexta-feira, 2 de março de 2018


O Saae-Sorocaba volta a mostrar a sua competência. O conserto da adutora nesta sexta-feira (2) foi concluído com uma hora de antecedência em relação ao que era previsto. Ao meio-dia, todo o trabalho de soldagem no ponto avariado estava realizado e iniciou-se a carga do principal duto responsável por transportar da Serra de São Francisco, os 70% do volume de água tratada na ETA Cerrado. A população colaborou reduzindo o consumo e a recomendação é para que continue economizando, pois a previsão é que o abastecimento em toda a cidade esteja completamente normalizado na manhã do sábado.

“Com o comprometimento de nossos profissionais, o Saae-Sorocaba segue prestando os seus serviços com a eficiência e a qualidade exigidas pelo prefeito José Crespo”, avalia o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva. A adutora voltou a receber a água bruta a partir do meio-dia e conforme foi sendo colocada em carga, começou a chegar na ETA Cerrado para o tratamento, por volta das 15h20.

O reparo foi realizado por quase 30 profissionais do próprio Saae-Sorocaba. A tarefa iniciou ainda na madrugada, a partir das 5h. Na Serra de São Francisco, a 1,5 km de distância da represa do Clemente, foi feita a escavação no local onde o vazamento havia sido identificado na véspera. Com a tubulação exposta, descobriram que a perda de água dava-se uma área na base da adutora de aço, com de 800 mm de diâmetro.

Pelo lado interno da adutora foi soldada uma chapa de aço, com dimensão de 50cm x 20cm no ponto do vazamento. Para ter acesso ao lado de dentro, os profissionais fizeram uma abertura na parte superior, semelhante a uma janela.

O vazamento de dimensão pequena em relação à capacidade da adutora foi descoberto no final da manhã da quinta-feira (1), pela equipe de prevenção do Saae-Sorocaba. Essa equipe de profissionais inspecionam os 14 quilômetros de extensão das adutoras.

O prefeito José Crespo reforça o compromisso assumido com a população sorocabana em monitorar a adutora, para que a população não seja mais surpreendida com falta de água na cidade.

Registro danificado também foi substituído

Com a adutora vazia, os profissionais do Saae-Sorocaba aproveitaram também para substituir um dos registros de descarga da adutora, porque o mesmo estava danificado. O registro de descarga é um mecanismo utilizado para retirar a água com segurança e agilidade, quando necessário. O registro de descarga trocado estava instalado a um quilômetro adiante do local onde havia o vazamento, próximo da fábrica Santa Helena.