Saae reforça equipe para esclarecer sobre consumo consciente e valor de conta no verão

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019


Com equipe de atendimento reforçada em sua sede, em Santa Rosália, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae-Sorocaba) está à disposição para esclarecer sobre os valores das contas emitidas após o forte período de calor das últimas semanas. As temperaturas altas elevaram o consumo de água pelas famílias, o que refletiu nos valores das contas, mesmo sem qualquer reajuste tarifário. Os atendimentos também são prestados em todas as unidades da Casa do Cidadão. Os valores cobrados em Sorocaba são um dos mais baratos em todo o Estado de São Paulo e do país.

A iniciativa de ampliar o atendimento para sanar dúvidas ocorre um dia após a diretoria da autarquia ter atendido pessoalmente um grupo de consumidores, na tarde de ontem (terça-feira). O Saae-Sorocaba inclusive possui técnicos para fazer visitas agendadas às residências com situações mais complexas, a fim de orientar, esclarecer e expor dicas sobre medidas para reduzir o consumo.

Durante as semanas mais quentes dos meses de dezembro e janeiro o consumo elevou em toda a cidade e inclusive o Saae-Sorocaba precisou do máximo de desempenho de sua equipe profissional e da infraestrutura de equipamentos para manter na melhor forma possível a distribuição de água para todas as regiões. “O forte calor por dias seguidos fez com que a população elevasse repentinamente o consumo. Na ocasião divulgamos pela imprensa o aumento no consumo de 25%, reforçando sobre a necessidade da sociedade economizar”, recorda o diretor Operacional de Água do Saae-Sorocaba, Marcelo Moretto.

A diretora Administrativa e Financeira do Saae-Sorocaba, Tatiana Casagrande, ressalta que no Brasil o maior período de férias escolares e os feriados de final de ano e Carnaval coincidem com a estação mais quente do ano e com isso, os valores das contas emitidas em janeiro, fevereiro e em março refletem o aumento do consumo decorrente das altas temperaturas. “As contas são emitidas conforme o aferido pelo hidrômetro de cada residência”, explica ela.

Outra situação que costumeiramente gera dúvidas é sobre a eficácia dos hidrômetros. A orientação do Saae-Sorocaba para os que desconfiam da aferição do equipamento instalado em sua residência, é para que seja solicitada a substituição do hidrômetro. Apenas a autarquia pode realizar esse serviço e faz a troca por um equipamento novo de moderna tecnologia sem qualquer custo aos consumidores com hidrômetros com mais de cinco anos e que não possuam danos por violação no equipamento.

Desde novembro de 2017 o Saae-Sorocaba intensificou a substituição de hidrômetros velhos por equipamentos novos, modernos e que atendem a todas as normas de certificação do Inmetro. Até o momento foram trocados cerca de 35 mil hidrômetros em toda a cidade e esse trabalho é contínuo, já que a intenção é fazer com que nos próximos anos, o parque que hoje está em 227 mil hidrômetros instalados nos imóveis de Sorocaba tenha no máximo cinco anos de uso.

Hidrômetros novos aferem o consumo de água com justiça, mensurando os menores volumes que passam pelo equipamento e registrando assim a água perdida em vazamentos que até então eram imperceptíveis. A substituição por hidrômetros novos é uma das ações que fazem parte do Programa de Controle e Redução de Perdas de Água Tratada e de Receita.

As ações de combate à perda influenciam diretamente no bolso do consumidor, já que toda água tratada que se desperdiça utilizou produtos químicos no processo de tratamento e energia elétrica na distribuição. A diminuição desses custos contribui para que os futuros reajustes tarifários sejam inferiores.

Muito mais por Sorocaba!