Saae apresenta bancada de aferição de hidrômetros e esclarece dúvidas

quarta-feira, 13 de março de 2019


Na manhã desta quarta-feira (13), a imprensa esteve no Centro Operacional do Saae-Sorocaba (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para conhecer detalhes dos hidrômetros que estão sendo instalados e dos que estão sendo retirados nos imóveis da cidade. A imprensa foi recebida pelo diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva; o diretor operacional de água, Marcelo Moretto; o chefe do setor de hidrometria, Antônio Laurendo Mendes; e o supervisor comercial da Loa Indústria (fornecedora dos hidrômetros do Saae), Ricardo Graneli Moreira.

Os jornalistas tiveram acesso à bancada de testes dos hidrômetros do Saae e conheceram o processo de testes e a diferença entre os equipamentos antigos e os atuais. “Essa é uma oportunidade da imprensa conhecer todo o processo e transparência com a qual o Saae trabalha. Importante frisar que a troca dos hidrômetros é uma das ações municipais feitas para evitar as perdas de água e receitas”, enfatiza Ronald Pereira. Somente em 2018 foram trocados 33.034 hidrômetros gratuitamente, sem custos para o consumidor responsável pela ligação, tanto em relação ao equipamento como para a instalação. Em 2019, até agora foram trocados 10.384.

O diretor operacional de água, Marcelo Moretto, explica que os hidrômetros instalados na cidade são antigos e, por isso, estão desgastados, por isso a necessidade da troca. “Os hidrômetros antigos estão defasados, o que diminui a eficácia da medição, já os novos, tem uma tecnologia avançada, que garante a precisão da medição do consumo da água”, isso também auxilia na conscientização da população em relação ao consumo, já que hoje, 30% do volume de água é perdido”, conta Moretto.

O supervisor comercial da Lao Indústria (empresa que fornece os hidrômetros ao Saae) explicou que os novos aparelhos são certificados pelo Inmetro, o que garante alto grau de confiabilidade nas leituras dos volumes efetivamente consumidos. “Os hidrômetros possuem uma tecnologia que garante a precisão das leituras”, enfatiza.

Sorocaba tem hoje cerca de 228 mil hidrômetros instalados, e a cada mês são feitas em média 400 novas ligações. Além disso, o Saae-Sorocaba atualmente distribui água tratada para 98% da população do município. “O nosso trabalho para a melhoria no abastecimento de água e tratamento de esgoto em Sorocaba é contínuo. Buscamos trazer investimentos para garantir a qualidade seja no abastecimento ou no tratamento de esgoto e para isso, também precisamos de um plano de ação com intuito de evitar perdas de água e de receitas”, finaliza o diretor-geral.

Na sexta-feira (15) será a vez dos vereadores de Sorocaba conhecerem conhecer a bancada de testes e detalhes dos hidrômetros que estão sendo instalados e dos que estão sendo retirados nos imóveis da cidade.