Qualidade da água em Sorocaba faz com que quase metade dos consumidores beba direto da torneira

quinta-feira, 19 de abril de 2018


Satisfação geral da população com os serviços
do Saae-Sorocaba está acima da média

A população de Sorocaba confia e atesta a qualidade da água distribuída pelo Saae-Sorocaba. Quase a metade das pessoas consultadas em pesquisa declarou beber a água diretamente da torneira, sem filtrar. “A população reconhece a excelência da água que distribuímos e continuamos investindo em saneamento para refletir em saúde para os sorocabanos”, declara o prefeito José Crespo.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, comemora o reconhecimento da população e explica que o mesmo comprova as mensurações dos profissionais que averiguam a qualidade dos serviços prestados. “Isso estimula a melhorarmos cada vez mais. Continuamos ampliando a nossa capacidade para tratar e distribuir um volume cada vez maior de água”, afirma o diretor-geral.

De 0 a 10, o Saae-Sorocaba conquistou a nota 7,8 no quesito satisfação geral, um décimo a mais do que a média entre os municípios da agência reguladora ARES PCJ, que está em 7,7. Foram consultadas pessoalmente e individualmente as opiniões de 388 chefes de família, responsáveis pela ligação de água ou por estabelecimentos comerciais, em toda as regiões de Sorocaba.

A pequisa foi encomendada pela ARES PCJ e realizada pela empresa Limite Consultoria e Pesquisa de Marketing Ltda, nos dias 18 e 19 de janeiro.

47,2% bebem água direto da torneira

Dos consumidores consultados, 47,2% disseram que bebem a água direto da torneira. O diretor de produção do Saae-Sorocaba, Reginaldo Schiavi, confirma que água distribuída em Sorocaba está entre as que mais atendem os padrões de potabilidade em todo o Brasil.

De todas as pessoas ouvidas, 85,1% bebem a água distribuída pelo Saae-Sorocaba, independente do hábito de filtrarem ou não. E quase todo mundo, 92% dos consultados, utilizam a água tratada e distribuída pelo Saae-Sorocaba para preparar a suas refeições.

“Das estações de tratamento a água sai com qualidade para beber, sem a necessidade de filtrar. Ela chega com muita qualidade nas residências, mas é sempre bom estar atento para as eventuais impureza na caixa d’água da residência, principalmente nos casos em que deixam de ser lavadas a cada seis meses pelo consumidor”, avalia o diretor Schiavi.

Leitura e emissão de contas é o item melhor avaliado

O serviço de leitura e entrega das contas foi o item melhor avaliado pelos sorocabanos, com nota 9, em uma escala de zero a dez. O Saae-Sorocaba presta esse serviço por meio de profissionais que realizam a leitura com equipamento digital portátil e imediatamente emitem a conta. A compreensão dos dados que constam na conta foi avaliado com nota 8.

A regularidade no fornecimento de água foi a segunda melhor avaliada, com nota 8,7. A pressão com que a água chega nos imóveis conquistou nota 8,2. Tanto a coleta de esgoto como o tratamento de esgoto, ambos individualmente, foram avaliados com nota 8,3. O atendimento presencial no Saae-Sorocaba recebeu nota 8 e o telefônico nota 7,9.

 

Crédito das fotos – Rafael Baddini / Vinícius Poppst