Prefeitura e Saae-Sorocaba anunciam individualização de hidrômetros do Conjunto Habitacional “Sorocaba K” no Recreio dos Sorocabanos

sábado, 20 de agosto de 2022


A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), anunciou, na noite desta sexta-feira (19), o início do processo de individualização dos hidrômetros do Conjunto Habitacional “Sorocaba K”, no bairro Recreio dos Sorocabanos, na Zona Norte da cidade.

A iniciativa atenderá, gratuitamente, todos os moradores dos 160 apartamentos, nos 10 prédios (cinco blocos) do residencial, que fica na Rua Seraphin Banietti, 327.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga e o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Tiago Suckow, assinaram o contrato entre o Poder Público e o condomínio atendido, para execução das melhorias. Também participaram do ato a secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o síndico do condomínio, Roque Tavares; a Dona Lucilei, carinhosamente conhecida como Carioca; e moradores.

O valor do investimento, por parte do Saae-Sorocaba, é de R$ 45.001,18 e a previsão é que a instalação dos hidrômetros comece já na próxima semana e seja finalizada em até 60 dias.

“Esta é uma iniciativa aguardada pelos moradores há 16 anos. Houve muitas promessas nesse sentido, mas ninguém havia cumprido. Nesta Administração, colocamos isso como uma das prioridades e, agora, com o apoio da iniciativa privada, pudemos realizar. Sem esquecer de outras demandas, como uma reforma, para resolver o problema das rachaduras, e a área de lazer do residencial, que será muito útil para as famílias, especialmente para as crianças, e que o Poder Público também irá buscar proporcionar aos moradores, a partir de parcerias com as empresas privadas”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

O empreendimento, considerado de interesse social, é voltado a famílias em situação de vulnerabilidade. Foi edificado em 1998, conforme programa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), órgão ligado ao Governo do Estado.

Neste caso, a individualização dos hidrômetros, custeada integralmente pelo Poder Público, está assegurada pela Lei Municipal nº 12.300/21.

Segundo o diretor-geral do Saae-Sorocaba, a medida colabora, ainda, para o controle do consumo de água em cada unidade, além de reduzir a inadimplência. “A expectativa é de que os usuários passem a pagar em dia suas contas, pois o consumo será condizente com a realidade de cada morador. Além disso, as contas podem ser consideradas um documento de comprovação de residência, o que também é algo relevante para as famílias”, explicou.