Prefeito José Crespo melhora água da ETA Cerrado com nova filtragem

terça-feira, 23 de janeiro de 2018


A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado recebeu o investimento de R$ 1,5 milhão para a substituição do material de todos os 16 filtros e para a instalação do sistema ultrassônico de monitoramento do processo de filtragem. A melhoria foi feita pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O prefeito José Crespo afirma que o investimento resulta em ganho significativo na qualidade da água distribuída para a população, como consequência de mais eficiência no processo de filtragem.

O sistema ultrassônico mede a turbidez da água. Ele também aumenta a eficácia no processo de filtragem e garante economia ao permitir a redução do volume de água necessário para o processo de lavagem dos filtros.

Para o prefeito José Crespo, isso é de extrema importância a Sorocaba, sendo que esse material não é trocado desde 2004 e a recomendação é que se troque a cada dez anos.

O secretário de Recursos Hídricos e diretor geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, acrescenta que após o investimento é possível  filtrar mais água no mesmo período de tempo, além de elevar o intervalo entre as lavagens dos filtros. Os elementos substituídos do filtro foram o pedregulho, seixos, areia e carvão antracito.