Prefeito determina ampliação de trecho da rede de esgoto que atende a Zona Sul

quinta-feira, 26 de abril de 2018


O prefeito José Crespo determinou, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae-Sorocaba), a ampliação em quatro vezes do diâmetro (seção) de um trecho da rede de esgoto que atende a região Sul de Sorocaba, como o Parque Campolim e bairros no entorno, incluindo todos os demais que margeiam a rodovia Raposo Tavares. O serviço foi realizado no Jardim São Carlos durante todo o atual mês de abril.

José Crespo ressalta que, por meio do Saae-Sorocaba, a administração trabalha à frente do seu tempo, investindo na ampliação da infraestrutura de saneamento, e assim preparando Sorocaba para atender o crescimento da população durante as próximas décadas. “Além disso, o Saae-Sorocaba está atento às adequações que já se fazem necessárias”, declara o prefeito.

Para essa ampliação na Zona Sul foi instalada uma nova rede de 300 milímetros, paralelamente à de 150 milímetros já existente. O serviço foi realizado em um trecho de 415 metros de extensão, do final da rua Victória Sacker Reze até a rua Joana Pedrina Del Médico. Também foi construída uma caixa de areia que detêm os sedimentos em seu fundo e outros quatro novos poços de visitas, todos para dar mais eficiência na limpeza preventiva e desentupimentos.

Durante as frequentes ações na rede de esgoto são retirados panos, fraldas, preservativos, absorventes, papel e diversos outros materiais sólidos que provocam os entupimentos e jamais deveriam estar ali. As obstruções são provocadas até mesmo por terra e areia, arrastadas pelas proibidas ligações de água da chuva.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, pede a colaboração da sociedade para que nunca sejam descartados materiais indevidos e ainda sejam desfeitas as ligações irregulares de água da chuva na rede de esgoto. “A maioria tem consciência, mas aqueles que agem dessa forma prejudicam os demais. Todos podem colaborar, seja agindo corretamente ou denunciando quem está irregular”, incentiva o diretor-geral. As denúncias podem feitas pelo telefone 0800-770-1195.

O diretor Operacional de Esgoto, Rodolfo Barboza, cita que, com a dimensão de 150 milímetros, aquela rede que já atendia a região do Parque Campolim sofre frequentes entupimentos. “Não haveria a necessidade dessa ampliação se a população deixasse de descartar objetos nas pias, ralos, vasos sanitários ou caixas de gordura de suas residências”, lamentou. Explica que isso começou a ocorrer não só por causa da expansão imobiliária, mas principalmente pelo mau uso da população.

Crédito das fotos: Juliana Felício