Obras do Centro de Lazer do Abatiá avançam, para inaugurar em um mês

segunda-feira, 19 de março de 2018


A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), concluiu na semana passada a primeira etapa das obras para a instalação do Centro de Lazer do Jardim Abatiá. Agora o Saae dá suporte à fase final, contribuindo com máquinas para a contenção dos taludes e com o plantio de grama nos mesmos. A previsão é para a inauguração ocorrer em abril. A Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo) e a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) iniciaram a fase final das obras. O Centro de Lazer está sendo construído em uma área antes degradada, na esquina das ruas Hélio Meira com Idalina Maria de Jesus, no Jardim Abatiá, na zona oeste.

Para deixar a superfície plana, no mesmo nível da rua, o Saae providenciou a limpeza e fez o aterro do local. Antes, havia uma cratera aberta pela enxurrada, com cerca de seis metros de profundidade, e materiais descartados pela população. O diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva, lembra que no ano passado acompanhou o prefeito José Crespo em visita àquele local, com outros secretários municipais. Na ocasião, o prefeito determinou que fosse construído o centro de lazer. Desde então, diversas secretarias municipais estão atuando nessa obra.

O diretor Operacional de Esgoto, engenheiro Rodolfo Barboza, explica que para fazer o aterro da área degradada, o Saae utilizou cerca de seis mil metros cúbicos de terra, o equivalente a 500 caçambas de caminhão cheias. Além disso, realizou o prolongamento da rede de drenagem, proteção dos taludes com enrocamento de pedras, além do trabalho de localização e reparo dos vazamentos de esgoto e lançamentos clandestinos que existiam no local. Uma nascente de água, além de ser preservada, vai ter evidência para o uso da comunidade, no interior do no Centro de Lazer.

Desde a semana passada, a Serpo e a Sema estão encarregadas da urbanização e a instalação de uma quadra poliesportiva, pista de caminhada, equipamentos da academia ao ar livre, playground para as crianças, calçada, iluminação, paisagismo com o plantio de árvore, plantas, grama e uma ciclovia que percorrerá a área verde adiante do Parque e será ligada à ciclovia já existente na avenida Santa Cruz. Também atuam nessa obra, a Secretarias de Esportes e Lazer (Semes), a Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan) e a Urbes – Trânsito e Transportes.