Obras da primeira fase do RDC serão entregues no sábado
quinta-feira, 21 de dezembro de 2017
A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) entregam no próximo sábado (23), às 10h30, a primeira etapa das obras de implantação do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do Córrego Água Vermelha, no cruzamento da avenida Washington Luiz com a rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, no Jardim dos Estados. As obras a serem entregues consistem na conclusão da primeira das duas bacias de contenção previstas e na urbanização do entorno da área.
A bacia de contenção finalizada possui área de 12.750 metros quadrados, com capacidade para 31.875 metros cúbicos de água, num espaço entre a avenida Washington Luiz e ruas Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Abraham Lincoln e Padre José Carlos Simões, formando um grande lago, com sistema extravasor em estrutura de concreto armado.
Tecnicamente, o funcionamento do sistema de contenção e drenagem consistirá na contenção das águas de chuva que se precipitarem sobre a região até que a bacia atinja a sua capacidade máxima e a partir de então ocorre o escoamento de forma gradativa pelo extravasor, diminuindo o impacto das águas e minimizando situações de alagamentos.
Também nessa etapa de obras finalizadas da bacia 1 a autarquia concluiu a implantação de cinco galerias celulares, nos pontos de travessias do córrego que antes eram formados por tubulações, que formavam “gargalos” e contribuíam para os alagamentos. Essas galerias foram construídas nas ruas Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Padre José Carlos Simões, Abraham Lincoln e na confluência da rua Visconde do Rio Branco com a avenida Washington Luiz.
Urbanização
Junto com a conclusão da bacia de contenção 1, serão entregues as intervenções de urbanização da área ao redor, executadas pela Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), e que consistiram no plantio de grama e implantação de calçadas, ciclovia e pista de caminhada em saibro, além de bancos e estrutura elétrica que vai permitir posteriormente a implantação de luminárias no local.
Bacia 2
As obras de implantação do RDC continuam sendo executadas, agora em sua segunda etapa, com a escavação da bacia de contenção 2 e a adequação do sistema de drenagem ao redor, com a ampliação das galerias de águas pluviais e bocas-de-lobo.
Essa segunda bacia de contenção vem sendo escavada numa área de 29.900 metros quadrados, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairu, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, e terá capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água.
Assim como a primeira, ela será completada com obras de urbanização, com calçadas, ciclovia, pista de caminhada em saibro e sistema de iluminação. A conclusão está prevista para abril do próximo ano.