IPEM certifica hidrômetros instalados pelo Saae

sexta-feira, 28 de junho de 2019


IPEM certifica hidrômetros instalados pelo Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba) recebeu o laudo dos cinco hidrômetros novos, dos mesmos lotes que estão sendo utilizados para a substituição dos equipamentos antigos, que foram escolhidos aleatoriamente e enviados ao IPEM (Instituto de Peso e Medidas do Estado de São Paulo) para testes de certificação. Os hidrômetros foram aferidos pelo Ipem por solicitação do diretor geral do Saae, Ronald Pereira da Silva, com objetivo de comprovar a eficiência dos mesmos, assegurando assim a tranquilidade dos munícipes em relação aos novos hidrômetros. “Os hidrômetros são certificados pelo INMETRO e, para selar essa garantia resolvemos encaminhar cinco equipamentos para serem testados pelo IPEM, proporcionando aos sorocabanos, segurança quanto a real medição do consumo”, conta Ronald.

Os resultados dos hidrômetros aferidos pelo IPEM apontaram a aprovação de todos atendendo completamente a portaria INMETRO nº 246/2000, que determina a troca periódica dos equipamentos, em intervalos não superiores a 5 anos. Todos os resultados foram comparados com padrões do INMETRO e estão dentro dos parâmetros exigidos. “Vale destacar que parte dos erros foram negativos, ou seja, o hidrômetro contabiliza menos água do que realmente é consumida”, destaca o diretor geral do Saae.

A troca dos hidrômetros é importante, pois, como qualquer outro instrumento de medição, sofrem desgaste natural em função do tempo de utilização, devendo ser substituídos em períodos de tempo previamente determinados pela norma. Quanto ao aumento do valor da fatura em decorrência da substituição do hidrômetro, este incremento pode ocorrer quando o hidrômetro anterior instalado não apresentava condições técnicas para medir o real consumo de água. Desta forma, com a instalação de novo hidrômetro, este indicará o real consumo, e consequentemente, incremento no valor da fatura; ou seja, o consumidor estava pagando valor abaixo do que realmente consumia.

Já em relação ao aumento do valor da fatura em decorrência de vazamentos que ocorrem nas instalações hidráulicas no interior da propriedade, o Saae destaca que é necessário verificar frequentemente as instalações hidráulicas visando evitar possíveis vazamentos em conexões, tubulações, torneiras, hidras, etc.

Sorocaba tem hoje cerca de 228 mil hidrômetros instalados, e a cada mês são feitas em média 400 novas ligações. Além disso, o Saae-Sorocaba atualmente distribui água tratada para 99% da população do município. “O nosso trabalho para a melhoria no abastecimento de água e tratamento de esgoto em Sorocaba é contínuo. Buscamos trazer investimentos para garantir a qualidade seja no abastecimento ou no tratamento de esgoto e para isso, também precisamos de um plano de ação com intuito de evitar perdas de água e de receitas”, finaliza o diretor-geral.