Inaugurada ampliação da ETA Éden: 60% mais capacidade de tratamento
quinta-feira, 14 de junho de 2018
A estação agora tem capacidade para produzir até 300 litros de água por segundo,
ante os 190 litros por segundo que conseguia tratar antes da ampliação
A Estação de Tratamento de Água do Éden agora tem infraestrutura para tratar um volume quase 60% maior, em relação ao que já produzia de água. Agora, a capacidade instalada é para tratar 300 litros de água por segundo. E ainda ficou preparada para ampliar a captação em até 450 litros por segundo. Após o investimento superior a R$ 15 milhões, com uma solenidade de inauguração, a ampliação da ETA foi entregue na tarde desta quinta-feira (14), à população.
Com a ampliação, a modernização e a reforma realizadas pelo Saae-Sorocaba, a estação ganhou capacidade para atender a futura demanda prevista para ser gerada até 2030, pela população e empresas geradoras de empregos e riquezas, instaladas na região do Éden e na Zona Industrial de Sorocaba.
Até então, a produção era de 190 litros por segundo e o Saae-Sorocaba já possui licença do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) para captar, produzir e distribuir 250 litros por segundo. A ETA Éden está instalada na avenida Conde Zeppelin e os trabalhos para a ampliação, modernização e reforma tiveram início há dois anos.
A nova infraestrutura da ETA Éden
Além de uma nova adutora, cuja função é a de retirar a água da represa do Ferraz, também foi ampliada a capacidade da estação elevatória, que abastece a ETA de água. Ela foi equipada com motores e bombas mais potentes, que permitem a captação do recurso bruto do manancial, com mais velocidade e em maior volume.
A ETA Éden também passou a contar com um reservatório elevado, com capacidade de 400 mil litros, destinados principalmente para a lavagem dos filtros, o que garante ainda mais qualidade para a água distribuída à população. O efluente resultante desse processo de lavagem agora é tratado em circuíto fechado, evitando qualquer desperdício das águas de serviços.
Para o perfeito funcionamento da ETA Éden, ainda foi construída uma estrutura divisora de vazão: o segundo módulo de floculadores mecanizados. Ele é formado por decantador e quatro filtros rápidos de dupla camada, promovendo maior eficiência na filtragem, após a coagulação das impurezas.
Concentradas, essas impurezas são destinadas ao recém-instalado sistema de desidratação de lodo, passando por tratamento por adensamento e desidratação. E de lá o Saae-Sorocaba dá a destinação final ambientalmente adequada, em aterro sanitário licenciado.
A inauguração
A solenidade de inauguração foi promovida no interior da ETA Éden, com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, vereadores, profissionais do Saae-Sorocaba e convidados. O descerramento da placa inaugural da ampliação foi feito pela primeira-dama, Lilian Crespo e pelo diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, em conjunto com os secretários municipais Hudson Zuliani (Licitações e Contratos) e Eric Vieira (Gabinete Central), os vereadores Wanderley Diogo, Vitão do Cachorrão, Rafael Militão, Anselmo Neto, Luis Santos, o membro do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral, Laelso Rodrigues e o empresário Amilcar Rossini. Estudantes do quarto ano da Escola Municipal do Éden fizeram uma apresentação musical para o público presente.
O anfitrião, o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, destacou as conquistas do Saae-Sorocaba, entre elas, a conclusão das obras de esgotamento sanitário, que elevou para 96,45% o volume de tratamento de todo o esgoto produzido pela população de Sorocaba. Destacou a qualidade da água em Sorocaba, uma das melhores do Brasil e a construção da estação de tratamento no bairro Vitória Régia, que em mais dois anos vai permitir a captação e tratamento da água do rio Sorocaba.
Representando o prefeito José Crespo, a primeira-dama, Lilian Crespo, destacou o orgulho do avanço do Saae-Sorocaba, tanto em relação à qualidade da água que distribui, como os contínuos investimentos para produzir água em volume o suficiente para se antecipar à demanda a ser gerada em 2030. Ela também ressaltou o tratamento do esgoto, recordando que como profissional ligada ao meio ambiente, por meio da Cetesb, viu as empresas fazerem o seu tratamento de esgoto enquanto o tratamento do esgoto doméstico levava mais tempo ser realizado. “Avançamos mais 5% e agora tratamos quase todo o esgoto. Só conseguimos isso com o trabalho em equipe. Bora trabalhar”, comemorou a primeira-dama. Ao término foi feito um plantio de árvore pelo diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, pelos vereadores presentes e pelo membro do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral, Laelso Rodrigues.
O cerimonial foi realizado pela Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura e, além do diretor-geral Ronald Pereira da Silva e da primeira-dama, Lilian Crespo, fizeram parte da frente de honra dos trabalhos, os vereadores Fernando Dini, Anselmo Neto, Pastor Luis Santos, Rafael Militão, Vitão do Cachorrão, Wanderley Diogo, os secretários municipais Marcelo Regalado (Fazenda), Fábio Pilão (Conservação, Serviços e Obras), Luiz Carlos Siqueira Franchim (Mobilidade e Acessibilidade), Eric Vieira (Gabinete Central), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), o superintendente do Procon de Sorocaba, Laerte Moletta, o Controlador Geral do Município, Mário Mortara e o Corregedor Geral do Município, Carlos Alberto de Lima Rocco Júnior, o membro do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral, Laelso Rodrigues, o Major Gláuco, representante o coronel comandante do Comando de Policiamento do Interior 7, Antonio Valdir Gonçalves e o empresário Amilcar Rossini.
Leandro Nogueira
Assessor de Imprensa
(15) 9-8158-0311
Crédito das fotos: Vinícius Poppst