Feira encerra as comemorações intermunicipais da Semana da Água

segunda-feira, 26 de março de 2018


Com a Feira das Águas, realizada no domingo (25), foram encerradas as atividades promovidas conjuntamente entre municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê e da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), para comemorar ao Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba, ambos celebrados em 22 de março. Os eventos de toda a Semana da Água foram promovidos pela Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com as prefeituras de Votorantim, Piedade e Ibiúna.

O encerramento no domingo foi promovido em Votorantim, no Aquário Cultural, das 13h às 18h, com a presença de cerca de 200 pessoas. Nesta ocasião, o Saae-Sorocaba expôs um vaso freático, uma mini cisterna, um kit água, materiais das campanhas de visitação na estação de tratamento de água e na estação de tratamento de esgoto e material gráfico para a conscientização de economia de água. O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, ressalta a importância dessas atividades para estimular a população a preservar a água e demais recursos naturais. “Os rios não ficam em uma única cidade, daí a importância de eventos regionais, como o realizado neste ano”, declara o diretor-geral do Saae-Sorocaba.

A Sema de Sorocaba levou a exposição de animais taxidermizados (empalhados) que habitam o rio Sorocaba, na qual a população pode conferir espécies como o ratão-do-banhado, jacaré-de-papo-amarelo, biguá, frango d’água, entre outros. “Esse trabalho em conjunto foi possível graças à articulação das equipes de cada município. Agradeço a parceria de todos em prol da conscientização da população a respeito da importância da água”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Jessé Loures.

As ações intermunicipais tiveram início no dia 19 de março, quando a Sema participou da programação comemorativa do Dia Mundial da Água em Ibiúna, com uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) que habitam o rio Sorocaba e a divulgação de material informativo sobre o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba). Em torno de 300 pessoas prestigiaram o evento.

Outra atividade foi o ciclo de palestras, ocorrido no dia 20 de março na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista, que foi voltado a toda comunidade, inclusive estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais da área. O objetivo foi de levar conhecimento aos estudantes e também profissionais da área, proporcionando momentos de troca de experiências.

Entre os temas abordados estavam: “Comitê de Bacias Sorocaba e Médio Tietê e deliberação de Pagamento sobre Serviço Ambiental na bacia”; “O uso de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade ambiental: o caso da Represa de Itupararanga”; “Perspectivas para uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA)”; e Programa de Despoluição do Rio Sorocaba”. Ao final, os 70 participantes ainda puderam fazer o “Tour do Rio Sorocaba”.

Outra ação realizada pelos municípios da RMS foi o plantio de árvores. No dia 21 de março, a Prefeitura de Sorocaba plantou 170 exemplares arbóreos às margens do Rio Sorocaba, num trecho da avenida Quinze de Agosto, próximo ao Parque Porto das Águas. Além de Sorocaba, os municípios de Votorantim, Ibiúna e Piedade, Salto de Pirapora, Itu, Porto Feliz, Mairinque, Sarapuí, Botucatu, Capela do Alto e Cerquilho, que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, selecionaram uma área em seus territórios e realizaram plantios em prol da bacia hidrográfica.