Entregue obra que acabou com cheias no Jd. dos Estados
sábado, 23 de dezembro de 2017
Veja mais fotos em https://goo.gl/SX37CT
Às vésperas do Natal foi entregue com festa, na manhã deste sábado (23), a primeira das duas bacias do complexo que já solucionou o problema das enchentes na parte baixa do Jardim dos Estados, na Zona Oeste. Após mais de 50 anos enfrentando as cheias, a população que reside ou passa por aquela região está livre das inundações desde a metade deste ano, quando a primeira etapa da obra foi concluída. “Sofreu problemas desde o projeto, em 2012. Eu quis resolver de uma vez por todas e contei com a equipe dos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba”, enfatizou o prefeito José Crespo, declarando que a obra envolveu todas as secretarias, mas principalmente a de Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria de Conservação, Serviços e Obras e a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins.
Localizada no cruzamento da avenida Washington Luiz com as ruas Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Abraham Lincoln e Padre José Carlos Simões, a primeira bacia do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha ainda tem o entorno transformado em um parque com palmeiras adultas, pista de caminhada em saibro, ciclovia, calçadas, área gramada, bancos, e estrutura elétrica para no próximo mês ser instalada a iluminação pública com tecnologia LED. Na solenidade desta manhã também houve o plantio de árvores feito pelo prefeito, vereadores demais autoridades presentes e moradores da região. Com uma volta pela pista de caminhada as autoridades e público oficializaram a entrega da primeira bacia do RDC Água Vermelha.
Na cerimônia presidida pelo prefeito José Crespo estava presente o Papai Noel, e ainda houve distribuições de presentes, doces e diversas brincadeiras para as crianças. Os adultos também comemoraram o término da primeira parte da obra e recordaram como enfrentavam os alagamentos até bem recentemente. O morador do Jardim dos Estados, Alcides dos Santos Costa, contou que se mudou para o bairro em 1969 e entre as enchentes que precisou enfrentar, a que nunca esquece ocorreu em uma noite, quando retornava do trabalho, por volta das 23h. Ao descerem do ônibus porque o veículo não passaria na água, os seus dois colegas resolveram ir até a ponte para Salto de Pirapora, enquanto ele decidiu atravessar com a correnteza acima da cintura. “Além de resolver o problema, isso virou um paraíso”, disse Costa, sobre o RDC Água Vermelha e o parque no entorno.
Outro morador, Alcides Manoel da Silva, cortou o tronco seco de uma árvore grande em outra região do bairro e de caiaque levou até a no centro da bacia, onde existe uma elevação de terra. Além do aspecto visual, o adorno pássaros que pousam em seus galhos. A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, contou que trabalhou nas proximidades durante 34 anos e precisava desviar do caminho quando chovia. “Esse governo é unido e unidos fizemos em um ano o que não foi feito em quatro”, disse. Ela ressaltou que os 650 presentes e outras atrações ofertadas ao público ontem foram custeados por doações feitas ao Fundo Social de Solidariedade.
O secretário de Recursos Hídricos e diretor geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, disse que a obra começou há cinco anos e mesmo assim a população vivia no sufoco a cada chuva forte, pois voltavam as inundações. “Se não fossem os valorosos funcionários do Saae essa obra não estaria sendo entregue”, enfatizou.
O secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Pilão anunciou a implantação de iluminação em LED para o local a partir do próximo mês. Ele também falou sobre a importância da frente de trabalho com profissionais das secretarias parceiras para a conclusão da obra. O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Manga, ressaltou que a obra acabou com as enchentes e ainda levou muita beleza para a região. O prefeito Crespo destacou as presenças dos vereadores Rodrigo Manga, Wanderley Diogo, Vitão do Cachorrão e Rafael Militão, explicando sobre a colaboração dos vereadores para obras como essa.
A bacia de contenção entregue neste sábado possui área de 12,7 mil metros quadrados, com capacidade para 31.875 metros cúbicos de água, formando um grande lago, com cinco galerias celulares e sistema extravasor em estrutura de concreto armado.
A conclusão da segunda bacia está prevista para o próximo mês de abril. As escavações em uma área de 29,9 mil metros quadrados já são realizadas, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairu, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”. Ela terá capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água e também um parque em seu entorno.
A cerimônia contou com a presença do representante da Caixa Econômica Federal, que financia as obras, Rogério Fernando Amaral. Todos os 22 secretários municipais estiveram presentes ou foram representados por profissionais das pastas que lideram. Além dos já citados acima, são eles: Jessé Loures, de Meio Ambiente, Parques e Jardins; Eloy de Oliveira, de Comunicação e Eventos; Luiz Alberto Fioravante, de Planejamento e Projetos; Marta Cassar, da Educação; Ademir Watanabe, da Saúde; Werinton Kermes, da Cultura e Turismo; Fábio Camargo, da Habitação e Regularização Fundiária; Simei Lamarca, de Esportes e Lazer; José Olímpio Júnior, de Abastecimento e Nutrição; Gustavo Barata, de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais; Suelei Gonçalves, da Cidadania e Participação Popular; Robson Coivo, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; Marcelo Regalado, da Fazenda; Eric Vieira, de Gabinete Central; Alexandre Hugo, de Igualdade e Assistência Social; Hudson Zuliani, de Licitações e Contratos; Luiz Carlos Siqueira Franchim, da Mobilidade e Acessibilidade; Mario Bastos, de Recursos Humanos; Marinho Marte de Relações Institucionais e Metropolitanas; Fernando Dini, da Segurança e Defesa Civil; Alexandre Robin, chefe do Gabinete do Poder Executivo e Roberto Freitas , presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba.