Encontro discute saneamento e soluções para os desafios enfrentados

quarta-feira, 26 de junho de 2019


* Promovido pelo Consórcio PCJ, o evento contou com a presença do diretor geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, que falou sobre a importância das ações voltadas à Educação Ambiental na Autarquia

Sorocaba sediou o 10º e último Encontro Regional do Projeto Gota d’Água 2019, promovido pelo Consórcio PCJ, nesta quarta-feira (26). O evento reuniu na Ufscar Santa Rosália representantes de Meio Ambiente e Educação, gestores de saneamento e abastecimento de água de Sorocaba, Itu e Votorantim. Este ano, o Gota d’Água conta com a parceria da ARES-PCJ, agência que regula o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba), que vem ampliando a atuação do projeto ao incluir cidades reguladas pela agência.

O diretor geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, participou do evento e congratulou o Consórcio PCJ pela parceria exclusiva com a Ares PCJ e falou sobre os trabalhos realizados pelo Saae na área de Educação Ambiental. “É muito importante que cada vez mais municípios participem desta capacitação e se envolvam no trabalho de multiplicação de informações sobre a Educação Ambiental e sua importância. O Saae Sorocaba realiza projetos importantes na área como o projeto Água Viva, voltado a escolas, universidades, empresas e todos que tiverem interesse em conhecer o processo de tratamento de água e o Revivágua, que mostra o processo de tratamento de esgoto”, explica Ronald.

Como nos encontros regionais anteriores realizados em Amparo, Ribeirão Preto, Atibaia, Campinas, Indaiatuba, Limeira, Piracicaba, Pirassununga e São Carlos, as atenções no evento de Sorocaba se voltaram à gestão da água e ao direito universal ao saneamento básico. Além de conhecerem as experiências do projeto, os participantes tiveram a oportunidade de expor no Gota d’Água realidades locais, compartilhar ideias e fazer sugestões a respeito dos temas discutidos.

“Ao longo dos encontros do Gota d’Água, nossos debates foram se aperfeiçoando e hoje estamos mais maduros para debater o saneamento. Sabemos que ainda é preciso investir muito na Educação Ambiental para atingir cada vez mais a população e encontrar soluções para desafios como desperdício, furto de água, reuso e universalização do acesso”, avalia Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental responsável pela realização do Gota d’Água. “Os educadores e gestores que participam das capacitações reconhecem cada vez mais a importância de se tornarem influenciadores no desafio que é a preservação dos recursos hídricos”, conclui.

Com aproximadamente 672 mil habitantes, Sorocaba é abastecida pelas represas do Clemente/Itupararanga e Ipaneminha, que respondem por 85% do total de água captada no município, e também pelo Córrego Piragibu Mirim, que contribui com 10%. Há ainda captações feitas nos aquíferos Cristalino e Tubarão. A cidade é cortada pelo Rio Sorocaba, afluente da margem esquerda do Rio Tietê.

Com o trabalho conjunto do Consórcio PCJ e da ARES-PCJ, o número de municípios participantes nesta edição do Gota d’Água foi ampliado, passando de 42 para 70 cidades envolvidas na parceria inédita. O projeto contribui para difundir as ações da agência reguladora. Pesquisa recente indica que somente 2% da população atendida pela ARES-PCJ sabe quais são as atribuições da entidade. Entre todas as competências, além de praticar a regulação das tarifas, a agência fiscaliza a qualidade da água tratada distribuída às comunidades.

Ao final do encontro, os participantes receberam um kit com materiais educativos. O gibi “Turma do Lamba – De olho na água”, o jogo dos 7 erros no uso da água e a publicação “Água: vamos falar sério?” foram elaborados especialmente para que os educadores possam trabalhar em sala de aula com conceitos amplos, como preservação dos rios e uso consciente da água no dia a dia. O material também possui uma versão on-line disponível em “Publicações”, na Biblioteca Digital do site: www.agua.org.br.

GRUPO DE DISCUSSÃO- Desde o primeiro encontro regional realizado em Amparo, no dia 3 de abril, os participantes adicionados a um grupo no WhatsApp contribuem com perguntas, ideias e sugestões. “Cidade após cidade, chegamos a um grupo no WhatsApp com aproximadamente 200 membros compartilhando experiências de 70 municípios”, afirma o biólogo Thiago Pietrobon, consultor do Consórcio PCJ. “Vamos usar a tecnologia a nosso favor para influenciar e sensibilizar as pessoas sobre as questões hídricas e o saneamento”, diz.

VÍDEOS – Este ano, o Gota d’Água é realizado em uma área bem mais abrangente e contempla quatro bacias hidrográficas (PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê). Isso só é possível com a parceria inédita da ARES-PCJ. Desde a criação, em 2015, o Gota d’Água capacita em média 150 mil pessoas ao ano com educação e sensibilização ambiental voltadas à gestão hídrica e proteção dos rios, além de promover o uso sustentável da água e a conservação do meio ambiente.

Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ realiza encontros a distância, por meio de EAD, no canal Cursos on-line no site da entidade (www.agua.org.br/cursos). As capacitações são destinadas a professores e estudantes de escolas públicas, além de técnicos das secretarias de Meio Ambiente e dos serviços de saneamento e representantes das comunidades locais. Por meio de atividades educativas socioambientais, troca de experiências, uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais, o projeto busca destacar a importância do planejamento e da ação cidadã para a sustentabilidade hídrica.

Em novembro, será realizado o Seminário de Avaliação sobre a iniciativa. Nessa oportunidade, os municípios participantes terão de apresentar vídeos de até três minutos de duração com as ações desenvolvidas com o tema do projeto de 2019. Caberá a uma banca avaliadora escolher os trabalhos que receberão os prêmios “Destaque do ano” e “Sua gota faz a diferença”.

O PROJETO – O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2014, passou a fazer parte do “Projeto Gota d’Água: #PreserveCadaGota”. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ. Em 2019, as capacitações têm como proposta debater o tema água e saneamento, por meio de uma parceria inédita e exclusiva com a ARES-PCJ, a agência de regulação dos serviços de saneamento, o que ampliou os municípios atendidos pelo projeto.