Educação Ambiental do Saae-Sorocaba conscientiza mais de 1,5 mil pessoas 

terça-feira, 16 de outubro de 2018


Apenas neste ano mais de 1.500 pessoas participaram dos programas de conscientização ofertados pelo Saae-Sorocaba por meio da equipe de Educação Ambiental. “Mais do que garantir saneamento para toda a população, nessa administração impulsionamos as atividades da equipe de Educação Ambiental”, enfatiza o diretor-geral do Saae-Sorocaba Ronald Pereira da Silva. Explica que a difusão da consciência é muito importante para a população preservar os recursos hídricos, com medidas muito simples, como deixar de desperdiçar, denunciar desperdícios ou preservar rios e cursos d’água, entre diversas outras.

A coordenadora da equipe de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba, Gláucia Cristini Franco, afirma que como os cursos e orientações são ministrados por solicitação dos interessados a tendência é que o aproveitamento seja muito positivo, levando as pessoas a realmente preservarem o meio ambiente. Podem participar escolas públicas ou particulares, universidades, empresas ou qualquer grupo organizado, como por exemplo de escoteiros, bastando enviar a solicitação de agendamento para o e-mail glauciacristini@saaesorocaba.sp.gov.br

Entre os programas que levam a conscientização aos sorocabanos há as visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Água (ETA) para conhecer todo o processo de tratamento de água, ocasião em que também é feita a sensibilização sobre o uso racional da água. Na maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, a ETE S1, os participantes aprendem sobre o tratamento de esgoto, lixo, drenagem e o processo de despoluição do rio Sorocaba, iniciado há quase duas décadas.

Pela campanha o “Saae vai até você”, a equipe de Educação Ambiental ministra palestras adaptadas para empresas ou condomínios, conforme a necessidade de cada grupo. Nessas ocasiões são abordados temas referentes ao meio ambiente, além de dicas e informações sobre o uso consciente da água tratada.

A equipe de Educação Ambiental também ministra palestras sobre história e despoluição do rio Sorocaba; consumo consciente de água; funcionamento do hidrômetro e informações contidas nas contas de água; informações sobre os processos de tratamento de água e esgoto de Sorocaba e a apresentação do inovador sistema de tratamento de água por ozônio na nova ETA Vitória Régia.

Neste ano, entre as muitas atividades, já participou do Simpósio Esamq, da capacitação de professores da rede municipal em Parceira com a Prefeitura, do curso de férias Aquagito, das atividades durante o mês de março pelo Dia Mundial da Água, caminhada ecológica com coleta de lixo nas margens do rio Sorocaba, palestras na Biblioteca Municipal, tradicional descida do Rio Sorocaba, exposição no aquário de Votorantim. Possui parceria ativa com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, participando de eventos do calendário ambiental e nos plantios pela cidade.

Conscientização de combate ao desperdício

É a mesma equipe de Educação Ambiental que visita as pessoas que desperdiçam água na cidade, com o intuito de sensibilizá-las pela campanha Consciência Azul. “Sempre que uma denúncia é feita ao Saae-Sorocaba, como por exemplo, sobre pessoas que desperdiçam água lavando carros ou calçadas, nós vamos pessoalmente no endereço com o objetivo de orientar e conscientizar”, explica Gláucia Cristini Franco.

De posse dos endereços informados, os agentes de Educação Ambiental se dirigem aos bairros e fazem a visita aos munícipes denunciados ou flagrados. Aproveitando a visita, os agentes percorrem o bairro e sempre que um flagrante de desperdício acontece, a abordagem também é feita. As denúncias contra que desperdiça podem ser feitas pelo telefone 0800 770 11 95 (ligação gratuita) ou pelo e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br .

Leandro Nogueira
Assessor de imprensa
imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br