Detido acusado de se passar por funcionário do Saae-Sorocaba para praticar golpes

sexta-feira, 24 de agosto de 2018


Um homem com 37 anos de idade foi preso em flagrante, acusado de se apresentar como funcionário do Saae-Sorocaba para praticar golpes, na tarde da quinta-feira (23). Conforme registro policial, ele estava no interior da residência de uma idosa na Vila Assis, tentando convencê-la a pagar R$ 600,00 por uma falsa multa. Uma prestadora de serviços da vítima chegou no imóvel, suspeitou e acionou a polícia.

Ao menos outras duas idosas teriam sido visitadas por golpista que se passa por funcionário do Saae-Sorocaba, na região Central e na Zona Norte. O homem detido utilizava um veículo modelo Celta, cor prata. As denúncias são que tentava convencer as vítimas a deixá-lo entrar nas residências, onde teria tentado fazer falsas cobranças ou eventuais furtos de valores.

Fique atento

Nenhum funcionário do Saae-Sorocaba está autorizado a cobrar valores na residência, mesmo que tenha sido realizado algum serviço tarifado, já que toda a cobrança só é feita na conta de água. Todos usam uniformes e crachás.

O Saae-Sorocaba recomenda ao morador a confirmar se realmente se trata de um profissional da autarquia, ligando gratuitamente para o telefone 0800-770-1195. Caso a identidade deixe de ser confirmada por telefone, o responsável pela residência deve acionar a polícia, pelo número 190.

Os únicos profissionais do Saae-Sorocaba que necessitam entrar em contato pessoalmente com o consumidor, sem que tenham sido chamados, são os que substituem hidrômetros ou fazem a fiscalização e esses obrigatoriamente usam crachás com fotos.

Todos os demais usam crachás sem fotos, mas só entram em contato com o morador caso tenha sido chamado e somente para tratar sobre alguma situação no cavalete de entrada. Nunca é necessário ultrapassar a área onde o cavalete está instalado.

Os profissionais do Saae-Sorocaba chegam em viaturas identificadas, sejam elas motos, pickups ou caminhões. Trabalham sempre em duas ou mais pessoas, uniformizados com camisa e calça azul e sapatos pretos. Na roupa sempre consta a inscrição do Saae ou “a serviço do Saae”, com o nome da empresa para a qual que presta o serviço.

 

Leandro Nogueira
Assessor de imprensa
imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br