Construção do maior parque da cidade inicia com obras do Saae-Sorocaba

quinta-feira, 4 de outubro de 2018


O Saae-Sorocaba recupera um trecho da área prevista para abrigar o maior parque da cidade e um dos maiores de todo o interior do Estado, com mais de 380 mil metros quadrados, o que equivale a mais de 53 campos de futebol no tamanho oficial Fifa (7.140 metros quadrados). Será um parque linear que abrangerá a região de diversos bairros da Zona Oeste de Sorocaba, como o Piazza di Roma, Central Parque, Júlio de Mesquita Filho, Vila Excelsior, Jardim São Marcos II e entorno. “Projetamos esse parque com a comunidade desde o início do nosso governo. E é pelo Saae que começamos, a partir de agora, a transformar em realidade o que estudamos no papel”, comemora o prefeito José Crespo.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, explica que neste momento os trabalhos estão concentrados nas imediações da rua Salomão Barbado, no Jardim Piazza di Roma. As equipes modificam duas galerias de água de chuva, cujos lançamentos provocaram erosão. Na sequência, o Saae-Sorocaba realizará a terraplanagem para recompor a área erodida. “Trabalhamos com a expectativa de concluir a recuperação de aproximadamente 5 mil metros quadrados em cerca de mais 60 dias”, declara o diretor-geral do Saae-Sorocaba. A comunidade local, liderada pelo idealizador do parque linear, Manoel Borges, festeja o início dos trabalhos.

De acordo com o diretor Operacional do Saae-Sorocaba, Rodolfo Barboza, a terraplanagem exige o transporte para o local de terra em quantidade equivalente a cerca de 300 caçambas de caminhões cheias. São necessários cerca de três mil metros cúbicos de terra para recuperar a área degradada pela erosão, com valas de até oito metros de profundidade. “Estamos unindo os dois lançamentos da rede de drenagem em um único ponto, com a instalação de tubos de concreto com diâmetro de um metro. Também faremos a proteção dos taludes (barrancos) com pedras e modificação no arranjo do lançamento da água da chuva”, explica Rodolfo Barboza.

Eleva expectativa pelo parque com rica de fauna e flora

Os roncos dos motores dos tratores e homens executando os trabalhos de drenagem já enchem a população de expectativa, conforme relato do presidente da Associação de Moradores do Piazza di Roma e Adjacências, Manoel Borges. Inspirado em parques lineares que colaborou para implantar na região do Butantã, na cidade de São Paulo, Manoel Borges conta que o futuro parque sorocabano está em área que já conta com grande diversidade de fauna e flora. “Temos 14 nascentes catalogadas e com o plantio de novas árvores há a expectativa de aumentar para 17”, explica.

O futuro parque linear já foi nomeado por lei: Professora Virgínia Lyra Mascarenhas Brisotti. De acordo com Manoel Borges, levantamentos mostram que 20% das espécies de aves existentes em Sorocaba estão no futuro parque, inclusive algumas em ameaça de extinção. O orçamento para a implantação está avaliado em R$ 5 milhões, recursos previstos para, em parceria com a comunidade organizada, também serem captados com a iniciativa privada ou emendas parlamentares, por exemplo.

Entretenimento e muitas atrações

Após a conclusão da terraplanagem pelo Saae-Sorocaba, diversas outras secretarias da Prefeitura darão sequência para equipar a superfície do parque linear. Conforme proposta elaborada pela Secretaria de Planejamento e Projetos, há a previsão da implantação de playgrounds; academias ao ar livre com aparelhos de ginástica; quiosques com mesas e tabuleiros apropriados para a prática de disputas de dama e xadrez; campos gramados; quadra poliesportiva coberta; espaço com salas para a realização de atividades ambientais e sanitários. Duas pontes para interligar o parque estão projetadas.

Todo o trabalho envolve a Secretaria de Meio Ambiente, Parque e Jardins (Sema); a Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo); Secretaria de Esportes e Lazer (Ses) e a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom). Desde o ano passado, a Prefeitura e o Saae-Sorocaba, em apoio à associação de moradores, realizaram reuniões, discutiram ações e elaboraram o projeto para a implantação do parque, apontando intervenções técnicas necessárias como processo de preservação das nascentes, o rastreamento e contenção de possíveis despejos de esgoto na área, e a instalação dos aparelhos públicos e paisagísticos.

Leandro Nogueira
Assessor de imprensa
imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

Crédito das fotos – Juliana Hernandes (Assessoria de imprensa do Saae-Sorocaba)