Avança a recuperação da 4ª adutora da Serra de São Francisco

segunda-feira, 20 de agosto de 2018


Trabalhos são contínuos com previsão de conclusão no final do próximo ano

As obras de recuperação dos 14 km de extensão da quarta adutora, que transporta a água bruta da represa do Clemente pela Serra de São Francisco até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado, está 33,1% concluída, o que corresponde a 1/3 de todo o trabalho a ser realizado. A proposta é fazer toda a substituição até o final do ano que vem. “A quarta adutora é importante para manobras ou manutenções que se fizerem necessárias em alguma das outras três adutoras em funcionamento, sem precisar reduzir o volume de água que chega para o tratamento”, explica o prefeito José Crespo.

Com 500 milímetros de diâmetro, a quarta adutora terá capacidade de transportar 400 litros por segundo, desde a represa do Clemente, informa o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva. Outras três adutoras que fazem os mesmos percursos estão em pleno funcionamento: a principal tem 800 mm de diâmetro e as outras, 500 mm e 350 mm. De acordo com o diretor Operacional de Água, Marcelo Moretto, essa adutora funcionou até 2009, quando foi desativada para substituição. Uma empresa terceirizada executou aproximadamente 2.000 metros de extensão, mas deixou os trabalhos. Em junho do ano passado, com equipe própria, o Saae-Sorocaba assumiu as obras e já avançou com mais 2.700 metros.

A responsável pelos trabalhos em campo é engenheira do Saae-Sorocaba que lidera a equipe exclusiva pela manutenção e preservação de todas as adutoras, Natália Prado Vieira. De acordo com a engenheira Natália, uma das frentes de trabalho atua a partir da Serra de São Francisco e outra, a partir da ETA Cerrado. Em área urbana, os serviços já foram concluídos na avenida Sorocaba, na região do Jardim Magnólia e neste momento são executados na rua Ângelo Vial, região do Jardim Europa.

O trabalho é contínuo e consiste na retirada do tubo antigo com a instalação do novo. Ele é realizado por 15 trabalhadores, divididos em duas frentes e, quando há necessidade, recebem o apoio das equipes do Setor de Eletromecânica, Setor de Alvenaria e Próprios e Setor de Reparos e Pavimentação, todos eles do Saae-Sorocaba. Uma empresa terceirizada auxilia com os equipamentos guindaste e retroescavadeira e dois operadores.

Leandro Nogueira
Assessor de Imprensa
imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br