Abastecimento será interrompido para ação do programa de combate às perdas de água

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba dá prosseguimento nos próximos dois dias às ações integrantes do seu programa de combate às perdas de água no sistema de distribuição da cidade, com a instalação de mais dois aparelhos macromedidores, no período das 8h às 12h.

Nessa quinta-feira (13), a instalação do macromedidor vai acontecer na entrada do Jardim Santa Bárbara, no cruzamento da avenida Dr. Américo Figueiredo com a rua Nilza Neves Zuliani, sendo necessário interromper a distribuição de água pela linha de adução que abastece o próprio Santa Bárbara e os jardins Montreal e Tropical.

Na sexta-feira (14), outro macromedidor será instalado também na avenida Dr. Américo Figueiredo, na altura do número 2.600, nas proximidades da Casa do Cidadão Ipiranga. Para essa instalação vai ser preciso paralisar momentaneamente a distribuição de água nos jardins Ipiranga e Abatiá.

As ações do programa de combate e controle de perdas desenvolvido pelo Saae/Sorocaba incluem a instalação de macromedidores nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e nos bairros, permitindo que o volume de água distribuído e medido nas diversas regiões e bairros seja confrontado com os volumes medidos nos micromedidores (hidrômetros) instalados nos imóveis, possibilitando a detecção dos locais onde ocorrem as fugas de água e as fraudes no sistema.

O trabalho também inclui a implantação de válvulas redutoras de pressão nas redes de distribuição, que contribuem para minimizar as ocorrências de manutenções por vazamentos e consequentemente para a diminuição dos índices de perdas de água na cidade.

Orientações

Para que os reflexos das interrupções nas duas regiões sejam minimizados, o Saae/Sorocaba orienta os munícipes residentes nos bairros incluídos nas paralisações do abastecimento para que procurem manter os reservatórios dos seus imóveis com capacidade máxima na véspera das intervenções e a fazer uso da água com a máxima economia.

Assim que o trabalho de instalação dos macromedidores estiver concluído, as redes de distribuição interrompidas para o trabalho serão novamente colocadas em carga e a partir de então o abastecimento começará a ser retomado nos bairros envolvidos.