Segunda fase das obras do RDC avança em três frentes de trabalho

segunda-feira, 23 de outubro de 2017


Com movimentação de máquinas, caminhões e de funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), as obras da segunda fase do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha continuam avançando, agora em três frentes de trabalho, no entorno das ruas Manaus e Marechal Dutra, entre os jardins Paulistano e Embaixador, na zona sul da cidade.

O trabalho no local está atualmente concentrado na escavação da bacia de contenção 2; na implantação de duas linhas das aduelas da quinta das sete galerias celulares previstas no projeto; e na ampliação e adequação do sistema de drenagem já existente.

Com escavação iniciada no mês de agosto, a bacia de contenção 2 terá área total de 29.900 metros quadrados, com capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairu, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”.

A galeria que vem sendo implantada na rua Manaus, e que se encontra em sua fase final, visa ampliar as antigas travessias do córrego existente no local – compostas de tubos – por aduelas de concreto em dimensões maiores, com 4,5 metros de comprimento e 2,5 metros de altura cada, numa extensão de 45 metros, possibilitando a eliminação dos “gargalos” que contribuíam para os alagamentos.

Finalmente na terceira frente de trabalho, a autarquia está realizando adequações e ampliações nas galerias já existentes naquela região, possibilitando que passem a comportar e drenar volumes maiores de água de chuva, que convergirão para a nova galeria do córrego que vem sendo implantada.

Além de concluir a bacia de contenção 1, localizada na confluência da avenida Washington Luiz com a rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, a autarquia também já finalizou quatro novas galerias celulares de concreto, nas ruas Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Padre José Carlos Simões, Abraham Lincoln e no cruzamento da rua Visconde do Rio Branco com a avenida Washington Luiz. As duas restantes serão implantadas nas ruas Garcia Redondo e José Antônio Lourenço.

O RDC Água Vermelha consiste na implantação de duas bacias de contenção, visando à eliminação de pontos de alagamentos registrados em períodos de fortes chuvas nos cruzamentos da Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha; Washington Luiz com Comendador Pereira Inácio e Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad.

A área total da obra é de 42.650 metros quadrados, abrangendo o Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador. As intervenções serão complementadas com a implantação de equipamentos para a prática de esportes, lazer e recreação, incluindo pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e projetos de paisagismo, arborização e iluminação, os redor das duas bacias de contenção.