Serviço tarifado pode sair de graça para consumidor do Saae-Sorocaba

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018


Os detalhes informados pelo consumidor do Saae-Sorocaba ao solicitar um serviço são importantes para definir se ele precisará ou não pagar pela mão-de-obra e peças substituídas. Até mesmo a substituição do hidrômetro velho por um novo, é serviço que pode ser feito sem custo algum ao consumidor, dependendo das circunstâncias. Esse foi um dos temas abordados no encontro de profissionais do Saae-Sorocaba, durante toda a manhã do sábado (17).

Colaboradores das equipes operacionais que atuam nas ruas dialogaram com os que fazem o atendimento telefônico, e com aqueles que avaliam os reparos executados para a emissão das cobranças. Eles trocaram informações detalhadas sobre como trabalham e interpretam as solicitações que recebem. O treinamento constante atende à recomendação do prefeito José Crespo, para que cada vez mais o Saae-Sorocaba aprimore o atendimento prestado aos cidadãos sorocabanos.

O secretário de Recursos Hídricos e diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, explica que nesta dinâmica, aproximadamente 50 profissionais presentes conseguiram assimilar na prática a importância em obter o máximo de informações do consumidor e compartilhar aos seus colegas durante a execução dos serviços. “O resultado é imediato, todos deixaram o auditório cientes da diferença que faz solicitar e transmitir esses detalhes”, avalia o diretor-geral, Ronald Pereira da Silva.

Grátis X Pago

Muitos consumidores não imaginam que, para alguns dos serviços cobrados, são as circunstâncias que fazem com que eles possam ser realizados gratuitamente. O cidadão que desconfia que paga mais do que gasta, e por isso gostaria de ter um hidrômetro novo, pode tê-lo instalado em seu imóvel gratuitamente. O Saae-Sorocaba troca, sem nada cobrar, todo o hidrômetro com mais de cinco anos de uso. Mas há a cobrança para substituir os hidrômetros com menos de cinco anos de uso.

Muitos recebem a conta com valor bem mais alto do que a média. Vão investigar e descobrem o vazamento dentro do imóvel. Com o pedido da revisão da conta ao Saae-Sorocaba e desde que comprove que o vazamento foi sanado, também é possível abater o valor correspondente ao desperdício da perda ocorrida sem a intenção.

O treinamento

O treinamento na manhã do último sábado foi promovido no auditório do Centro Operacional do Saae-Sorocaba, localizado na avenida Comendador Camilo Júlio. Além da interação da maioria dos presentes, o intercâmbio seguiu a dinâmica com base nas exposições feitas pelo chefe do setor de Rádio e Telemetria, Jaime Augusto Rossi Farias; do chefe do setor de Hidrometria e Pitometria, Antônio Mendes; do engenheiro Charles Alessandro de Camargo; do chefe do setor de Rede e Ligação de Água, Robertson de Freitas Lara Melo e do mestre de instalação e manutenção em redes de esgoto, Ricardo Paulino Alvarez.