Saae-Sorocaba inicia implantação da Estação Elevatória de Esgoto Inhayba na Zona Leste

sábado, 14 de agosto de 2021


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba iniciou a implantação de uma Estação Elevatória de Esgoto, em uma área total de 900 metros quadrados, na região do bairro Inhayba, na Zona Leste de Sorocaba. O empreendimento é executado com recursos financeiros próprios da autarquia.

A obra se fez necessária levando em conta o Plano Diretor de Esgoto do Saae-Sorocaba, o aumento da densidade habitacional, a projeção demográfica e o panorama atual da Zona Leste, tornando possível o envio do esgoto gerado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Aparecidinha.

A expansão urbana na direção Leste, sentido ao bairro de Brigadeiro Tobias, cresceu de forma significativa, com a implantação regular de novos loteamentos, estimulados pela facilidade de acesso propiciada pela Rodovia Raposo Tavares”, explica o diretor-geral do SaaeSorocaba, Ronald Pereira da Silva.

O canteiro de obras está montado na Estrada do Inhayba, paralela à Rodovia Raposo Tavares (SP-270). A Estação Elevatória de Esgoto será composta de poço de sucção, compartimento do barrilete de recalque, sala elétrica, abrigo para os painéis de acionamento de motores, estrutura metálica, troles e talhas para movimentação de bombas e cestos de retenção de resíduos sólidos.

Toda a estrutura operacional será implantada em uma área urbanizada, dotada de cerca com tela de alambrado, portões para pedestres e veículos, área para posicionamento de veículo de carga e provida também de padrões de entrada de água e energia elétrica.

A obra é realizada por empresa contratada pelo Saae-Sorocaba, via licitação. O investimento é de R$ 1.456.324,17, referente ao fornecimento total de material, equipamentos e mão de obra. O término da construção da Estação Elevatória de Esgoto Inhayba está previsto para o fim deste ano, com início das operações em janeiro de 2022.

Sorocaba encontra-se praticamente saneada, com a quase totalidade dos seus esgotos coletados e conduzidos às estações de tratamento, ou seja, o índice de coleta e tratamento na cidade chega a praticamente toda a área urbana, superior a 97%”, destaca o diretor-geral do SaaeSorocaba.