Saae-Sorocaba mantém desinfecção de unidades de saúde e próprios municipais.

sexta-feira, 25 de junho de 2021


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba vem realizando, no período noturno, a desinfecção com hipoclorito de sódio nas principais unidades de saúde de Sorocaba e nas unidades próprias da autarquia. O serviço ocorre de segunda a sexta-feira, com caráter preventivo, para evitar a disseminação da Covid-19, nas unidades com grande circulação de munícipes e de servidores municipais.

Partindo do Centro Operacional do Saae, o caminhão pipa sai, por volta das 21h, carregado com quatro mil litros de água e um galão de 20 vinte litros de Cloro a 12%. A mistura, com as quantidades de diluição, foi elaborada pelo químico da autarquia, José Aquino Silva, conforme orientação do diretor de produção, Reginaldo Schiavi.

A desinfecção das áreas externas nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte e Oeste, Pronto-Atendimento (PA) Parque das Laranjeiras e Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado são realizadas às segundas e quintas-feiras. Na Unidade Pronto-Atendimento (UPA)  Éden, UPH Zona Leste e Unidade Sevilha (reservatório de apoio do Saae), os trabalhos ocorrem às terças e sextas-feiras.

No Centro Operacional do Saae, o serviço é feito às quartas-feiras, nas áreas externas. Em salas, corredores e pátio, a desinfecção ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras. Nos ambientes internos, a diluição é de 8%, como em banheiros e vestiários, oficina mecânica, refeitório, setor de rede e ligação de água, departamento de água e calçada interna do prédio administrativo.

Após a desinfecção não é aconselhável lavar o chão dos locais desinfectados, pois o produto perde sua eficácia e, por isso, nos dias de chuva não é feito o serviço.

Equipe treinada e equipada

A equipe do Saae/Sorocaba que desenvolve esse trabalho foi especialmente treinada e equipada pela Diretoria Operacional de Infraestrutura e Logística (Doil) da autarquia.

Antes do início da ação, foram realizados testes de dosagem do produto, para estabelecer uma relação de eficiência e segurança, bem como ocorreram ensaios da aplicação do produto, pelos funcionários destacados, realizados no Centro Operacional da autarquia”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Dessa forma, é utilizado um caminhão-tanque especialmente preparado e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), permitindo que os servidores envolvidos executem a lavagem das fachadas e entorno das unidades, incluindo ruas, calçadas e rampas de acesso, aplicando o hipoclorito por meio de mangueira específica, pois o produto possui propriedade corrosiva.