Rodízio no abastecimento prossegue nas regiões do Éden, Cajuru e Aparecidinha

quinta-feira, 1 de outubro de 2020


Percentual de economia foi menor no segundo ciclo

Diante de um quadro de falta de chuvas significativas nos próximos quinze dias e a diminuição do percentual de economia de água em relação ao primeiro ciclo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba decidiu manter por mais uma semana, quando então ocorrerá uma nova avaliação, o sistema de rodízio no abastecimento nos bairros pertencentes às regiões do Éden/Zona Industrial, Cajuru e Aparecidinha.

Na reunião realizada no final da tarde desta quinta-feira (01), os diretores, engenheiros e técnicos da autarquia definiram também que o rodízio vai continuar no mesmo sistema, com 12 horas de abastecimento e 12 horas de interrupção. Os bairros das regiões do Éden/Zona Industrial e Aparecidinha permanecerão abastecidos das 6h às 18h, enquanto que o Cajuru continuará recebendo água no período das 18h às 6h do dia seguinte, e assim sucessivamente a cada dia, nos mesmos horários.

De acordo com os gráficos avaliados, a captação no sistema que reúne as represas Castelinho e Ferraz, que abastecem de água bruta a Estação de Tratamento de Água do Éden, a captação continuou a mesma do ciclo inicial, ou seja, permaneceu entre 50% e 70% a menos do que o volume normalmente utilizado, porém, a diminuição do consumo por parte da população caiu de 25% para 15%, devido aos dias de forte calor, mais intenso em comparação à primeira semana.

Mesmo com esse quadro, a autarquia vem conseguindo manter os níveis dos dois mananciais, que apresentam média de 15% de suas capacidades totais, permitindo que com o rodízio as represas não entrem em nível crítico e impossibilite a continuidade da captação, e consequentemente, provoque o desabastecimento generalizado.

Para que essa situação de estabilidade ocorra, o Saae/Sorocaba monitora 24 horas por dia o comportamento de consumo da população e os níveis das duas represas, aumentando ou diminuindo a captação de água para o tratamento, de acordo com as necessidades e possibilidades, por meio do seu sistema de telemetria, que permite as operações e manobras à distância, em tempo real.

As previsões de temperaturas também contribuíram para a decisão pela continuidade do rodízio, visto que com exceção deste final de semana, os dias seguintes serão de forte calor, com máximas que deverão ficar entre 36º C e 39º C.

Mais de 300 denúncias

Paralelamente a todas as ações técnicas que estão sendo colocadas em prática, a autarquia continua com o trabalho de orientação junto aos que insistem em continuar com comportamentos de desperdício de água, atuando com dezesseis agentes do seu setor de Fiscalização e dois da equipe de Educação Ambiental, em toda a cidade.

Desde o dia 12 de setembro, quando a ação começou a ser intensificada, até esta quinta-feira, já são 303 denúncias recebidas e 275 visitas realizadas, com a entrega de uma notificação e um folheto com dicas para a economia de água.

Nessas abordagens, as situações mais comuns verificadas são as de lavagem de carros, calçadas e garagens com mangueiras, enquanto que o folheto ilustrativo mostra os hábitos equivocados dentro das residências, como escovar os dentes, fazer a barba e lavar louças e talheres com a torneira o tempo todo aberta; torneias ou chuveiros pingando e válvulas de descarga desreguladas, além de orientação para esperar reunir uma quantidade significativa de roupas para lavar e não fazê-lo todos os dias, e fazer o reúso dessa lavagem para a higienização de quintais, corredores, garagens e calçadas.